quinta-feira, 11 de agosto de 2011

FAZENDO ARTE

Estudar teatro foi uma experiência incrível para mim. Eu fiz um curso de três anos pela escola  de teatro Macunaíma e , nesse período, eu  contracenei em quatro peças. A primeira foi "O Bem Amado", uma comédia de Dias Gomes, foi  a mais divertida, eu conheci pessoas que eu tenho um grande carinho, que aliás, hoje tivemos um encontro super agradável e foi por conta desse momento que me fez relembrar dos tempos de teatro. É muito bom quando reencontramos pessoas que não vemos há anos e que continuam proporcionando momentos maravilhoso e divertidíssimos!
Minha segunda peça foi "Insaio Encena" que compunha de esquetes com o gênero tragicomédia e que tinha muito mais de comédia do que de tragédia. A terceira peça foi "In Nomine Dei" de José Saramago, essa não tinha nada de comédia, mas foi uma peça incrível e que o público adorou! A última peça, ainda na escola, chamava "Noh", era um teatro japonês e um pouco difícil de entender.
Depois da minha formação e de conquistar o meu DRT, eu fiquei um ano e meio em cartaz com a peça "Vida Dilacerada", lógico que eu tenho um pouco mais de carinho por essa, afinal, foi  um ano e meio, todo o final de semana, apresentando a mesma peça! E mais carinho ainda, pois nessa peça, tinhamos textos nossos também e eu pude expressar na arte, na expressão corporal e na encenação um texto que eu mesma tinha escrito e eu achava isso fantástico!
O melhor de encenar, na minha opinião, é poder estudar e entender aquela personagem e passar isso da forma mais natural possível. Eu me lembro como se fosse hoje o frio na barriga que eu sentia quando via atrás das cortinas o público entrando e esperando o espetáculo começar!
Qual será o figurino? Como será a maquiagem? Por que esse cenário? Qual o significado disso?
Realmente, "fazer arte" é uma sensação maravilhosa e inexplicável e existem algumas perguntas que não tem respostas, é preciso sentir.

"Vida Dilacerada"

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

ETAPA CONCLUÍDA

Pronto, mais uma etapa concluída e mais um objetivo alcançado! Na última sexta-feira, conclui meu curso de inglês na escola Embassy CES. Posso dizer que eu fui muito melhor do que eu esperava, minha média final foi muito maior do que eu imaginava!
Quando eu decidi fazer o intercâmbio, eu fiquei super empolgada, mas quando chegou perto eu senti muito medo, passavam-se muitas coisas na minha mente. "Como vou ficar um mês longe de todo mundo? Bom, tudo bem, tem pessoas que ficam um ou dois anos" ou então eu pensava "Vou chegar na casa de uma pessoa que eu nunca vi na vida e isso é muito estranho", passaram-se medos, angustias, curiosidades e muitos outros sentimentos.
Quando cheguei na casa em que eu me hospedaria durante um mês, decidi comigo mesmo que não ia pensar em mais nada e ia viver um dia de cada vez e sem pensar! A conclusão que eu tiro de tudo isso é muita boa, eu conheci pessoas de países diferentes, andei sozinha, aprendi muito, conversei com pessoas de diversas culturas e hábitos. Conheci outras cidades e lugares. Conversei muito mais em inglês do que eu imaginei e até consegui quebrar o pé e conhecer o hospital de outro país.
Eu aproveitei cada dia, cada minuto, pois sabia que eu sentiria muita falta de tudo aquilo e que talvez demorasse para surgir uma nova oportunidade. Eu sentia saudades da minha família, dos meus amigos e do meu namorado, mas não sentia saudade da minha rotina aqui no Brasil.
Eu cheguei no Brasil esta semana e ainda não voltei necessariamente para a minha rotina, pois estou afastada do serviço por conta da fratura no pé, mas voltando para a casa eu percebi que realmente não existe nada melhor do que o nosso lar, mas que tudo que eu passei no EUA levarei para sempre comigo! Valeu a pena cada segundo!
Minha viagem dos EUA acabou, mas continuarei escrevendo no meu blog, viajando também, mas nos meus textos e nos meus pensamentos!